A chave para tornar sua estratégia de marketing digital eficiente é o engajamento. Anda com problemas nesse quesito? Preparamos algumas dicas para ajudar!
Seus canais de conteúdo estão prontos, sua estratégia montada, blog posts e social posts em produção… Mas a taxa de engajamento ainda é baixa. Isso é um problema, certo? Mas é algo que muitas empresas enfrentam. O desafio é aprender a contorná-lo.
E nós temos algumas dicas.
O engajamento é vital para sua estratégia online. Tanto que, segundo pesquisa do B2C Content Marketing Institute, lá pelos idos de 2016 o engajamento já ocupava o top 3 na lista de prioridades das empresas que investem em Marketing de Conteúdo.
De lá para cá, é seguro dizer que esse número deu um salto.
Com cada vez mais empresas marcando território com suas estratégias de marketing digital, é preciso bastante trabalho para buscar bons resultados com essa métrica.
No entanto, essa jornada pode ser um pouco complicada. Afinal, o engajamento não é algo que se compra ou espera acontecer, mas uma escalada, repleta de pequenas conquistas.
Quer descobrir como alcançá-las? Nós trouxemos algumas dicas para você. Confira:
5 dicas matadoras para aumentar o engajamento de sua marca
Na luta por crescimento no ambiente digital, várias caminhos são válidos. Ainda mais porque o marketing digital é um modelo super flexível. Aqui, o que vale é criatividade, mas também atenção a alguns pontos essenciais.
1# Esteja presente
Sua presença é um dos pontos mais importantes.
Não basta apenas possuir os perfis nas redes sociais certas, é preciso acompanhá-lo, curtir os comentários nos seus posts, ter um calendário de postagens definido, ficar atento aos memes e movimentos digitais que possam combinar com sua persona.
São esses pequenos gestos de rede social que tornam sua marca mais autêntica. Reforça seu compromisso com o atendimento e passa a mensagem correta: que você se importa com o público.
2# Busque relevância
Outro ponto relacionado é a relevância.
No marketing digital, buscar relevância é obrigatório. Com isso, sua marca se espalha como especialista no assunto relacionado ao seu produto ou serviço.
Além disso, lembre-se que ser relevante não quer dizer apenas que você vai falar sobre sua solução. Sua persona possui dores que, às vezes, não estão nem relacionadas com o que você vende.
No entanto, é preciso ter tato e saber abordar todos os assuntos que compreendem o funil de marketing.
3# Nem só de texto se constrói uma comunicação
Uma pesquisa descobriu que, quando alguém consome uma informação, a probabilidade que ela se lembre do conteúdo até 3 dias depois é de 10%. Se a informação estiver acompanhada de uma imagem, esse percentual pula para até 65%.
Portanto, lembre-se que não apenas de conteúdo se constrói sua comunicação.
Busque entender sua persona à fundo para escolher imagens certas para suas postagens. O impacto pode fazê-las, aos poucos, lembrarem mais de sua marca quando pensarem em como resolver suas dores.
Além disso, que tal testar outros formatos de conteúdo? Podcasts estão numa crescente e sempre há como explorar a possibilidade vídeos para o YouTube. Lembre-se: testes são sempre bem-vindos.
4# Adéque sua comunicação ao estilo da sua persona
A persona é uma figura importantíssima para guiar sua comunicação e melhorar sua taxa de engajamento.
Portanto, busque adequar sua linguagem (escrita, falada, visual) ao que apele à persona.
E não falamos apenas do que se escreve nos posts, mas do todo. Principalmente, da forma que você trata a persona.
Use memes se ela for adepta, crie playlists no Spotify ou Deezer se ela for do tipo que ouve músicas, faça webinars se ela for do tipo que consome um conteúdo educacional mais denso.
5# Desenvolva diálogos com as pessoas
Por último, não se acanhe: puxe papo com as pessoas.
Tomar a iniciativa pode ser excelente e criar diálogos incríveis, que aproximem não só a pessoa a quem você se dirigiu, mas quem está acompanhando a conversa.
Claro, essa é uma ação que precisa ser feita de forma prudente, se não as pessoas podem se irritar. Mas para instigar o engajamento, a conversa é essencial.
O mesmo vale para respostas nos chats inbox, como as dúvidas ou reclamações. Seja compreensível, simpático e mostre que deseja ajudar a pessoa.
O engajamento é a chave para empresas que buscam evoluir com seu marketing digital, captar mais leads e realizar mais conversões. Ao aplicar essas dicas, os primeiros passos estão dados!
Quer desenvolver ainda mais? Fale com um de nossos especialistas em marketing digital. E continue acompanhando o blog para mais conteúdos sobre marketing.
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