No decorrer de nossos outros artigos, comentamos bastante acerca das camadas dentro do Marketing Digital. A construção da relevância, seu engajamento, seus anúncios… Tudo importa. Mas, nem tudo é igual para todas as empresas. Por isso, é importante saber: você pratica o Marketing B2B ou B2C?
Para muitos, a questão pode soar óbvia. No entanto, não é raro nos depararmos com gestores que tropeçam no conceitos e na aplicação do seu plano de ações.
Qual a diferença entre o Marketing B2B e B2C?
Para tirar logo o elefante da sala, vamos esclarecer alguns pontos.
O Marketing B2B é aquele voltado para empresas que vendem para empresas (business to business). Já o B2C é voltado para o consumidor final (business to client).
Em essência, as diferenças começam aí.
No Marketing B2C, é fácil se deparar com gatilhos mais emocionais que levam à compra. Questões como status do produto, popularidade e demais questões sociais importam tanto quanto o preço.
Já no Marketing B2B, o cenário se inverte. O cliente é uma empresa. Portanto, sua compra não é simplesmente um “impulso”. Ao contrário, sua compra é um processo (na verdade, é um setor!), pautado por estratégias e critérios técnicos, como preço, lucro, qualidade e logística.
Enquanto no mundo B2C encontramos a vontade de criar um relacionamento com o consumidor, na maior parte das vezes os números prevalecem. Ofertas e promoções falam mais alto.
Porém, no Marketing B2B, é essencial que as empresas busquem construir relacionamentos com seus clientes. Isso garante sua fidelização e o desenvolvimento de ambos.
Mas como mergulhar no Marketing B2B e criar estratégias assertivas, que atinjam as empresas que se encaixem nas suas personas? Confira nossas dicas!
4 dicas para acertar no Marketing B2B
Se o seu cliente é empresa, você deve entender que suas dores e necessidades são bem específicas. Quando ele procura um fornecedor, está em busca de qualidade, relevância, suporte e preço competitivo.
Como mostrar que sua empresa tem tudo isso que é o verdadeiro desafio. Confira algumas dicas valiosas!
1# Crie conteúdo especializado em canais digitais
Uma das raízes do Marketing B2B está na possibilidade de se tornar referência no seu setor.
Uma das melhores estratégias para conquistar esse patamar é através da criação de conteúdo especializado sobre os temas que concernem suas personas.
Utilize um blog ou a timeline das redes sociais, como Instagram ou LinkedIn, para compartilhar conteúdos originais, que abordem temas que agreguem valor ao seu cliente.
Assim, você mostra que sua empresa se importa com as necessidades das personas — e começa a se destacar como referência no assunto.
2# Invista no engajamento e nutrição pelo envio de e-mail marketing
Se falamos de ambientes corporativos, o e-mail é uma ferramenta essencial.
Por isso, aposte no envio de e-mails marketing para potencializar sua estratégia de conteúdo.
Através do e-mail marketing, você se aproxima dos leads e clientes, entregando conteúdos nos mais diversos formatos e que se encaixem no perfil de cada usuário.
Dessa forma, você se torna presença na rotina da persona.
Há alguns dias, escrevemos um post especial para quem quer aprender algumas técnicas para melhorar seus e-mails marketing. Dá uma olhada, vai te ajudar a enviar e-mails impecáveis!
3# Construa relacionamentos
O próximo passo é só a consolidação de algo que, com o conteúdo especializado e envio de e-mails, você já está fazendo.
O relacionamento dita o envolvimento do cliente com sua empresa. No Marketing B2B, isso é essencial.
Ao construir um relacionamento com seus leads e clientes, você amadurece seu processo de comunicação e facilita para que o setor de vendas faça o trabalho.
4# Compartilhe seus cases e mostre as oportunidades de crescimento
Por fim, potencialize todo o relacionamento com a criação de cases de sucesso sobre o seu negócio.
Por que eles são importantes?
Se os leads se encontrarem no fundo do funil, são ótimos conteúdos para estimular a conversão. Afinal, mostram as oportunidades de crescimento que a sua solução apresenta.
Além de preço, falamos de eficiência e custo x benefício, tudo em um material de qualidade!
Um passo para o sucesso B2B: o auxílio de especialistas!
Construir tudo isso sozinho parece complicado, né? A gente concorda. Para uma só equipe, leva tempo e significa muita mão na massa. Além do mais, sem o direcionamento correto, seu Marketing B2B pode não ser efetivo o suficiente.
Uma solução para isso é contar com o auxílio de uma agência especialista!
A Mitrah tem o know-how para conectar os pontos e te ajudar a criar uma estratégia de Marketing B2B assertiva e eficiente. Com uma equipe dedicada e certificado, direcionamos seus esforços, criando relacionamentos significativos com leads e clientes.
O resultado, como acontece com todos os nossos clientes, só pode ser um: maximização dos seus resultados, estreitando os laços entre sua empresa e seus clientes.
Converse agora mesmo com nossos especialistas e agende uma reunião!