Construir um relacionamento com seus clientes nunca foi, exatamente, o intuito dos setores de marketing. Porém, com a necessidade cada vez maior de se investir em marketing digital, o cenário se inverte. Agora, se relacionar significa estar na boca e nas timelines do povo… Mas como conseguir isso?
Fato é que o marketing tradicional tinha um grande objetivo: explorar canais para atingir seu público e aumentar o número de vendas. Alcance e awareness eram conceitos pouco explorados, principalmente porque isso dependia do dinheiro investido…
Ou seja, apenas em empresas que conseguiam exibir seus anúncios em comerciais televisivos ou publicações de grande tiragem.
Com o desenvolvimento dos ambientes digitais e redes sociais, o panorama mudou.
Aos poucos, os olhos das pessoas mudaram de foco. Dos comerciais televisivos e páginas de revistas para as telas dos seus smartphones, monitores ou notebooks, conferindo as timelines de suas redes.
Tudo isso impulsionou o marketing digital e cooperou para uma mudança no comportamento do consumidor.
Com acesso diário às redes sociais e recursos digitais (como provedores de e-mails), clientes exigem outra atitude das marcas que consomem e pelas quais se interessam.
Agora, elas precisam estar presentes nos meios digitais. O atendimento precisa ser instantâneo (ou o mais próximo disso). A comunicação deve estar integrada e alinhada com as preferências da persona, agregando valor para seu dia a dia.
O esforço é compreensível.
Em uma era onde cada vez mais marcas lotam as timelines alheias, é preciso tomar as iniciativas necessárias para se manter relevante e presente na rotina dos clientes.
Porém, a dúvida que fica é: como fazer isso?
É justamente por isso que escrevemos esse artigo. Continue a leitura e aprenda mais!
5 dicas para melhorar e desenvolver seu relacionamento com seus clientes na era do Marketing Digital
Ao estabelecer um setor e os pilares estratégicos do seu Marketing Digital, o relacionamento com os clientes deve ser um dos focos principais. Porém, por onde começar?
Confira as dicas!
1# Foco no atendimento
Um atendimento empático, ágil nas respostas e na resolução dos problemas é a garantia de clientes satisfeitos.
Esse nível de atendimento exige certo esforço. Primeiro, é preciso paciência com os questionamentos do cliente. Segundo e principal, é necessário de fato resolver os problemas.
Dessa forma, você mantém (e mesmo reforça) o seu relacionamento com o cliente — e se mostra como uma empresa que o coloca em primeiro lugar, com processos eficientes para ajudá-lo.
2# Invista na integração dos canais de comunicação
Seus clientes têm preferências e necessidades. Uma delas é se sentir confortável ao lidar com sua marca, ou seja, pelos seus canais de preferência.
Facebook Messenger, E-mail, WhatsApp, DMs do Twitter ou mesmo Telefone.
É preciso mapear àquelas que seus clientes utilizam, marcar presença nelas e garantir o mesmo nível de serviço e integração de informação para quem atuar nesses canais.
3# Fale com seus potenciais clientes na hora certa
Na hora de construir o seu relacionamento, procure não “queimar a largada” e insistir no contato com o cliente.
Enviar e-mails ou realizar telefonemas antes da hora podem prejudicar a imagem que o potencial cliente tem da sua marca.
A solução para isso é ter uma estratégia de conteúdo bem definida, com um funil de vendas e marketing que deixa claro cada momento dos seus leads.
Assim, você e sua equipe entenderão exatamente quando criar e reforçar o seu relacionamento com os leads.
4# Crie e compartilhe conteúdo de valor para seus clientes
Na mesma toada, na era do Marketing Digital, o conteúdo é rei.
Com uma estratégia de Inbound Marketing estabelecida, sua empresa se propõe a agregar valor ao seu cliente criando conteúdos (blogposts, e-books, vídeos, podcasts, etc) que os ajudem a sanar suas dores e os aproximem da conversão.
5# Recompense seus clientes fiéis e/ou os promotores da marca
Agora, pensando no fim do processo, procure recompensar aqueles clientes comprometidos com sua marca. Ou seja, oferecer benefícios àqueles que se mostram fiéis ou mesmo promotores da marca e dos seus produtos ou serviços.
Assim, você aumenta a sensação de comunidade em torno da sua empresa, o que instiga os clientes a continuarem comprando e recomendando suas soluções.
E então, quais as primeiras ações que sua empresa vai tomar para começar a se relacionar com seus clientes e entrar de vez na era do Marketing Digital?
Para dar os passos certos e iniciar essa jornada com tudo, procure o auxílio de uma agência especializada em Marketing Digital, experiente no desenvolvimento da melhor relação entre você e seus clientes. A Mitrah é a parceira que você procura, fale conosco agora mesmo!