Concretizar as campanhas de vendas de final de ano é sempre um grande objetivo das empresas e comércios. Para muitos, é uma chance de potencializar seus números. Para outros, é uma data que dá a chance de melhorar o fluxo de caixa em uma época que, dependendo do nicho, não é muito movimentada.
Nos dias que antecedem o natal e pouco depois do final de ano, é comum observar uma grande quantidade de ofertas pipocar pela timeline. Seja na pesquisa do Google, na caixa de entrada do e-mail ou nas páginas de redes sociais.
Descontos, cupons, kits, recomendações… Tem de tudo. Para empresas de educação, como faculdades ou instituições de ensino técnico, o leque de possibilidades é diferente.
Ainda assim, é igualmente empolgante!
Afinal, é a época perfeita para criar campanhas de vendas que ofereçam matrículas ou rematrículas com preços e condições únicas.
O timing pode ser perfeito! O final de ano é uma época associada à mudanças, na qual as pessoas reorganizam suas vidas e buscam atingir novos objetivos. Muitas vezes, esse desejo está associado à qualificação pessoal e profissional.
Ou seja, uma oportunidade de ouro para todo o mercado de educação.
Porém, para alcançar os melhores resultados, sua empresa deve estar preparada. Encarar as demandas que as campanhas de vendas exigem não é para muitos.
É preciso organização e muito conteúdo de qualidade, que encante e atraia prospects, tornando-os clientes. Que tal entender um pouco mais?
4 dicas para tornar suas campanhas de vendas de final de ano um sucesso!
No Marketing Digital, a lógica de criação de campanhas de vendas de sucesso é semelhante para vários nichos do mercado. No caso da área de educação, é possível desenvolver ações que mostrem o valor da sua instituição e melhorem seus resultados.
Confira as dicas!
1# Entenda seu momento e capacidades antes de disparar qualquer campanha
O primeiro ponto é a organização. Você deve saber quais ofertas sua empresa está disposta a oferecer no período de natal e final de ano. Quantas vagas de matrícula e rematrícula serão ofertadas com benefícios? Em quais cursos ou matérias?
Além disso, antes de pensar no conteúdo, é preciso alinhar com a equipe comercial os horários e canais de atendimento para receber os leads que se interessem.
Como é uma época de férias coletivas, é necessário ter tudo isso resolvido e conferido.
Assim, a demanda não sobrecarrega os vendedores e eles conseguem arcar com os retornos que virão das campanhas de vendas.
2# Planeje o seu calendário de publicações e envios de conteúdo
Agora, é hora de começar a pensar no conteúdo. Esse é o elemento principal das suas campanhas de vendas de natal e final de ano.
No caso do mercado de educação, o ideal é criar conteúdos que sanem as dúvidas da sua persona acerca dos cursos.
“O que um engenheiro mecânico faz?”
“Quanto um programador ganha?”
“5 motivos para você entrar no curso de arquitetura”
Além disso, planeje seu calendário de publicações (no blog e redes sociais) e construa fluxos de conteúdos, definindo as datas para envio de e-mails marketing divulgando-os.
3# Prepare seu site, blog e redes sociais
Faça questão de deixar seu site, blog, redes sociais e demais plataformas preparados para o fluxo de visitantes. Ou seja, desde o layout, passando pelo SEO, até a linguagem da marca. Lembre-se de caprichar nos formulários. Dessa forma, você captará um número ainda maior de leads para sua base.
Isso é importante para que seus ambientes digitais passem a impressão de serem um ecossistema da sua marca, refletindo os valores que sua empresa possui.
Além disso, postagens periódicas também ajudam a criar um senso de comprometimento com seus leitores e seguidores. Assim, sua comunicação contribui para levar o visitante à função de lead e, posteriormente, a de cliente.
4# Crie e-mails marketing impecáveis!
Nas campanhas de vendas, o e-mail marketing é um dos principais recursos para conquistar melhores resultados.
A mídia ainda é muito utilizada e relevante no cenário digital. Ela dá a oportunidade de você criar um relacionamento mais próximo com cada lead, enviando conteúdos diversos e ofertas personalizadas por grupos de interesse ou definidos pelo perfil.
Nesse cenário, é importante compor e-mails que conversem com sua persona. O conteúdo é essencial, assim como a voz utilizada e mesmo o layout de cada peça.
Você pode aproveitar esses disparos para divulgar conteúdos que agreguem valor para seus leads ou mesmo tomar um passo além, e enviar ofertas de matrícula ou rematrícula com condições especiais.
A partir daí, é necessário equilibrar sua criação de conteúdo com as campanhas de vendas. É preciso que suas ofertas sejam complementadas pelo conteúdo. Um dica extra é utilizar de mídia paga, criando anúncios que atraiam ainda mais os olhos (e o interesse) dos leads.
Dessa forma, você cria uma estratégia de marketing digital totalmente alinhada e capaz de trazer os melhores resultados.
Agora que você sabe como melhorar suas campanhas de vendas de final de ano, que tal contar com ajuda de uma agência especializada em marketing digital para o setor de educação?
Converse conosco, deixe-nos entender suas metas e dizer como podemos contribuir para cumpri-las!