Não basta estar presente na rede, é preciso se atualizar e trabalhar sempre sua visibilidade para que o público não procure outras opções. Há quem deseje modificar o layout, o conteúdo ou mesmo todo o conceito da página e, para isso, é preciso planejamento. Pensando e estruturando tudo com calma, é possível determinar quais pontos devem ser melhorados e como isso será feito. Confira algumas dicas para te ajudar a decidir quando é a hora de fazer mudanças na sua página da web.
Objetivos estratégicos
Mesmo que o site da sua empresa seja bem projetado é necessário mantê-lo atualizado, com informações novas e interessantes. Mesmo com todo o cuidado, ele pode se tornar ultrapassado e a alternativa é modificá-lo para atrair o público. Antes de tudo, é preciso avaliar quais são os objetivos que deverão ser atingidos com a página: trazer visitas ou movimentar e-commerce? Adicionar material institucional para uma reformulação de branding? Ser um canal de vendas? Os objetivos bem definidos irão guiar todo o planejamento.
O site traz resultados?
Seu site tem um bom fluxo de visitantes? Se ele não traz os resultados esperados é uma boa hora para repaginá-lo. É importante que o website seja mais do que uma vitrine e possa ser encontrado com facilidade, principalmente pelos motores de busca. Para isso, é importante adotar uma estratégia que atraia o público e pensar também como gerar visitas. As opções são variadas e vão desde SEO, Adwords (anúncios nos buscadores), até e–mail marketing e rede sociais, entre outras.
Público-alvo
Uma questão interessante que mostra que é necessário repaginar um site diz respeito ao público-alvo da sua empresa. Ele encontra no seu site o que precisa? Para auxiliar nessa etapa use o Google Analytics, que mostra estatísticas referentes à visitação. Com ele, você poderá saber quem visita, quanto tempo permanece na página e uma série de informações que podem ajudar a identificar seu público na internet e como atraí-lo. A ferramenta não resolve os problemas automaticamente, mas oferece dados que ajudam a corrigir as falhas e planejar melhorias.
Design
Um design ultrapassado ou que não está em sintonia com a identidade visual da marca precisa ser modificado com urgência. Mas, antes de contratar um web designer, certifique-se se o problema é apenas o design ou se é uma questão de arquitetura da informação também. A aparência do site demonstra sua idade, o que pode gerar um desconforto do usuário e menos visitas. Em alguns casos se torna pior ter um site velho do que não ter nenhum. Trate sua página como uma vitrine, que precisa ser atrativa e mostrar as características ou produtos mais marcantes da empresa.
Ferramentas de Interação
Quais são as ferramentas de interação disponíveis na sua plataforma? Links para redes sociais, newsletter, podcasts e comentários são as mais comuns, mas elas trazem o retorno esperado? É interessante manter sempre uma interação nas redes sociais, criar e alimentar os perfis e manter sempre um conteúdo novo e relevante. Além disso, é preciso ter uma versão ‘mobile’ (ou responsiva), afinal, cada vez mais pessoas tem acessado a internet pelo smartphone, principalmente no Brasil, que atualmente é o quarto país com mais pessoas online pelo celular no mundo.
Concorrência
Estar à frente da concorrência vale também para o meio virtual. Por essa razão é importante fazer uma pequena análise dos sites dos concorrentes diretos para avaliar quais pontos podem ser melhorados no seu. Leve em consideração a aparência, facilidade de acesso e velocidade. Faça uma relação com o seu para que seja possível superá-lo nesses quesitos.
Navegabilidade
Um bom website não pode ter falhas arquitetônicas, ou seja, a navegação deve ser bem direcionada e os itens devem obedecer critérios para sua categorização. Dessa forma, o usuário encontra com mais facilidade o que procura.
Lentidão
Não há quem fique muito tempo em um site que demora em abrir uma imagem ou conteúdo, por exemplo. Por isso é importante avaliar se as páginas da plataforma estão lentas ou se apresentam algum desempenho deficiente nos navegadores mais comuns.
Conteúdo
Não adianta ter o site mais bonito e rápido se o conteúdo não for adequado às expectativas do visitante. É importante oferecer informações interessantes e relevantes. O conteúdo atrai novos visitantes e ainda aumenta as possibilidades de “fidelização” do público. Reveja todo o conteúdo disponível para decidir o que deve ser editado, excluído e o que deve ser adicionado. É importante retirar as informações incompletas, incorretas e desatualizadas.
Contato
Por fim, analise como estão os canais de contato com o visitante. Ele possui um canal direto ou formulário para fazer perguntas ou dar sugestões sobre o serviço ou produto? Personalizar um formulário ou e-mail aproxima o cliente e torna essa relação mais sólida.
Depois das modificações, é importante mensurar os resultados e para isso o Google Analytics é perfeito. Vale lembrar que esses resultados não aparecem da noite para o dia e é necessário sempre rever as ações, caso elas não acarretem o efeito esperado. Não se esqueça de atualizar os mecanismos de busca em relação às modificações para evitar a perda de posicionamento e a indexação.
E você, já teve alguma experiência interessante com a atualização do seu site? Compartilhe com a gente nos comentários.
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