Atualmente, o e-mail marketing é uma das ferramentas de marketing digital que mais dá retorno em vendas. Uma pesquisa da Serasa Experian, realizada com cerca de mil empresas brasileiras, mostra que 45% dos entrevistados afirmam que o e-mail marketing melhora as vendas da empresa.
Para obter retornos efetivos, é importante construir um mailing qualificado com contatos de clientes e prospects. Além disso, a campanha deve ser planejada de forma segmentada de acordo com as necessidades e interesses do público-alvo. Veja cinco dicas para a criação de campanhas de e-mail marketing para obter resultados efetivos:
1. Mailing
construa uma base de contatos qualificada. Convide clientes que compram em sua loja para se cadastrar e receber novidades por e-mail. Disponibilize um formulário de cadastro em seu site, colete informações de pessoas presentes em algum evento promovido por sua empresa. Nunca compre lista de e-mails, listas compradas não funcionam e ainda espantam possíveis clientes que se sentem invadidos ao receber e-mails de uma empresa que não conhecem.
2. Segmentação
Construa uma base segmentada de contatos. É necessário o máximo de informações possíveis para cada segmento: sexo, estado civil, classe social, data de aniversário, profissão, hobby, interesses, produtos já adquiridos na loja etc. Com estas informações você pode programar campanhas de remarketing, de aniversário, em datas especiais, para uma seção específica de produtos, enfim, uma infinidade de opções!
3. Boas práticas
Repetindo, nunca compre lista de e-mails. Sempre encerre suas campanhas com uma opção de descadastro (opt-out) para dar liberdade aos contatos da sua lista. Utilize imagens com uma largura máxima de 600 pixels para facilitar a leitura em qualquer dispositivo.
4. Conteúdo exclusivo
Ofereça descontos exclusivos para seus contatos, divulgue primeiramente para eles as novidades e lançamentos, produza conteúdo interessante sobre sua área de atuação, mostrando-se expert na área.
5. Escolha a melhor plataforma
Para enviar os e-mails, você precisará de uma ferramenta de disparo de e-mail marketing. Existem diversas opções no mercado, as gratuitas como a Nitronews e as pagas como MailChimp, Dinamize, Aweber. Algumas das ferramentas pagas disponibilizam um serviço básico gratuito para um número limitado de envios por mês. Para escolher a melhor plataforma, é importante ter em mente o número de campanhas que pretende criar por mês, a quantidade de pessoas cadastradas em sua base de e-mails, seu conhecimento em design de newsletters, entre outras coisas. Algumas ferramentas fornecem template pronto para pessoas menos entendidas de design e programação.
Para criar campanhas de e-mail marketing de sucesso, é importante ter estas dicas em mente e contar com uma agência de marketing digital especializada nesta estratégia para ajudá-lo a obter os melhores resultados da ferramenta. Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco ou deixe um comentário.
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